Espaço 01

 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese



Editor responsável: Leonardo Horta Jr., jornalista, MTB N° 38037/RJ
Copyright © 2016 Leonardo Horta Jr.

 

 


Barra Mansa discute parque tecnológico
Barra Mansa discute parque tecnológico

 Projeto é inspirado no PqTec (Parque Tecnológico), de São José dos Campos.

Foto: Divulgação PMBM.

 

O prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable recebeu na tarde desta sexta-feira, dia 11, o deputado federal Celso Pansera e seus assessores, em seu gabinete na 19ª Flumisul. Durante o encontro, foram discutidas novas formas de tornar viável, em curto espaço de tempo, a instalação do Parque Tecnológico no município, que possui três áreas com estrutura para a sua implantação: o terreno da antiga Edimetal, o prédio da Faetec e o Parque da Cidade, áreas que já foram objeto de inúmeros outros projetos no passado, incluindo um bem recente para implantação de um entreposto de grão na cidade. 

De acordo com Celso Pansera, Barra Mansa tem espaço, centralidade, viabilidade do ponto de vista logístico.  "Nós estamos convencidos de que o município necessita de um polo de pesquisa e tecnologia para que o Estado do Rio construa uma matriz econômica diferente da que existe hoje, mais sólida e com produtos com valor agregado", disse o deputado.

Pansera disse ainda que tirar o projeto do papel é uma tarefa para seu atual mandato. "Vamos ajudar o município a buscar os recursos necessários para que o Parque Tecnológico seja instalado em Barra Mansa", afirmou.

Para o prefeito Rodrigo Drable, que já vem discutindo esse assunto com o deputado em suas visitas no município, o apoio será importante para que o projeto, que tem como modelo o Parque Tecnológico de São José dos Campos, seja transformado em realidade.

"Nós entendemos a necessidade de transformar o sonho do Parque Tecnológico numa realidade a curto prazo. Para isso, o município está disponibilizando toda a infraestrutura necessária para que o processo seja iniciado de forma imediata e, a médio prazo, através de apoios como o do deputado Celso Pansera, possamos implementar novas atividades e fazer com que esse projeto cresça." destacou o prefeito.

No dia 12 de abril, Rodrigo Drable, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Agnaldo Raymundo, visitou o PqTec (Parque Tecnológico de São José dos Campos), com apoio da Firjan (Federação das Industrias do Rio de Janeiro), na ocasião, o secretario afirmou que o modelo poderia servir de referência para a cidade. 

"Podemos usar modelos da estrutura e gestão do PqTec como referência para o nosso Tecnopolo. É muito importante estabelecer parcerias para a troca de experiências, de forma a orientar e otimizar a  implementação aqui na região" disse o secretário.

Drable ressaltou que em São José dos Campos o projeto foi iniciado com um sonho e hoje movimenta alguns bilhões de reais por ano. "É isso que a gente quer aqui, crescimento econômico através da instalação de várias empresas e indústrias".

 

topo